sábado, 21 de junho de 2008

Postura

Há alguns meses descobri uma doença rara, auto-imune e degenerativa.
Pensei por algum tempo que não fosse verdade, que os exames estivessem errados e que nada aconteceria. Alguns dias depois não conseguia me mexer quando levantava pela manhã. Doía muito... quase todas as minhas articulações. No entanto, a medida que fui entendendo sobre a doença, ela parecia menor. Antes um monstro que assustava, hoje uma possibilidade de qualidade de vida. Curiosamente é uma doença que acontece com maior frequência em homens. Devo ser muito macha mesmo para ter isso.
Os dias foram passando e encontrei alento no meu companheiro na época, em meus amigos e alguns familiares que souberam a seu modo. Cura, por enquanto não tem, mas quando me lembro da primeira médica que fui vejo que a medicina está longe de saber do que acontece exatamente no corpo humano... Por isso aposto tanto na mente.
Ouvi falar em cadeira de rodas com 29 anos e isso não era justo também. Não naquele momento, topo da carreira e da vida. Por fim, vi que não seria o maior problema se isso acontecesse, o maior problema seria desistir de tentar tudo que tivesse. Tudo é pouco, mas é muito. O que me deixou muito triste na época foi o fato de ser uma doença auto-imune. Era como eu me voltar contra mim mesma. Inaceitável por esse lado, mas compreensível tendo em vista o modo de vida que sempre levei, preocupada com coisas de trabalho, viciada nele.
Bom, hoje é diferente. Tenho dores mas não me consomem mais como antes. Pedi ao céu que me ajudasse, e acredito que me ajudou muito. A espondilite anquilosante é hoje um nome feio, mas não um bicho de sete cabeças mais. Tento todo dia não deixar que aconteça o que diz a internet, os médicos e os livros.
É muito interessante como você começa a valorizar coisas que não fazia antes: subir escada correndo, correr, segurar criança no colo, ficar confortável na cadeira do cinema. Cuido mais de mim hoje, graças a espondilite. De tudo, não foi pra me deixar torta que isso aconteceu, mas acredito que para me manter ereta e com postura diante da vida e das coisas...

Um comentário:

  1. Nos conhecemos a mais ou menos há uns dez anos atrás... Amizade que nasceu em um grupo de jovens e foi crescendo com tantas aprendizagens. Você tem um dom especial que me cativou muito e me aproximou também. Dizer que é minha amiga, talvez seja muito pouco. É minha irmã escolhida, que tenho grande apreço e admiração. Nessa década convivi com tantos fatos que ocorreram na sua vida, estando longe ou perto. Quando descobriu essa coisa de nome estranho foi um choque, mas a sabedoria que teve ao lidar com isso foi admirável. A pessoa que não entrega os pontos, faz da dificuldade um novo começar e vê possibilidades de aprendizagem é de fato muito sábia!
    Digo sempre, que não conheço alguém que tenha tanta raça e fibra como você! Terás a cura, você vai ver!!!

    Regina.

    ResponderExcluir

Seu comentário será lido com prazer. Muito obrigada!