terça-feira, 24 de junho de 2008

Conquista

Depois de toda confusão estava sempre com uma vontade de dormir. Uma satisfação em ficar debaixo das cobertas, como se elas fossem me proteger de tudo e de todos. Ficar muito tempo deitada me deixa com dores, então tive que fazer alguma coisa por mim.

Foi quando resolvi realizar sonho antigo e quase impossível considerando as dificuldades financeiras que esse sonho custava. Nunca tivemos dinheiro, mas sonho sempre me sobrou e apostando nele esperava conseguir um dia conhecer a Europa.

Então era hora e tempo certo de ir. Juntei o que sobrou dos anos de trabalho e fui sozinha. Decidi que seria em breve, em menos de duas semanas. Não houve planejamento nem dúvidas, só vontade e tentativa de sair de debaixo das cobertas.

O destino seria Lisboa, onde tenho um amigo que acompanhava aflito os últimos acontecimentos e tempestades. Só sabia que iria até ali, descansar, conversar, esquecer.

Mas de lá tudo foi fazendo sentido. Outros caminhos se abriram e fui a outros cinco países além de Portugal. Contatos de amigos antigos, que nunca se perderam pelas distâncias e que havia reciprocidade de carinho e admiração. Outros que conheci no caminho mesmo, a partir de um nada que fez muito sentido nos trinta dias dessa descoberta e realização.

Confesso que não foi fácil. As malas, as línguas e as diferenças foram desafios de todo dia. Mas quando é que todo dia não deixei de viver nenhum? O pensamento de que um dia, talvez pelas consequências da espondilite, não poderia fazer isso sozinha, me davam força o tempo para descobrir cada caminho novo do mundo velho.

De repente, tinha ido a 15 cidades de seis países e em cada uma delas, encontrei algo além da Primavera que irradiava esperança de vida. Encontrei pessoas, flores, risos, fotografias, arte! E como a arte cura meu Deus... Ela desperta o olhar pra além do nosso sofrimento. Muda a direção das nossas lentes que vêm somente a dor. Desperta desejos, sonhos e fascínios cobertos até aqui. Descobertos agora.

Cada lugar merece o seu lugar. Aos poucos escrevo sobre eles. O que importa agora é o que sempre soube e agora tenho certeza. Quando você realmente deseja uma coisa, ela pode acontecer. Cuide dos seus desejos, portanto.

4 comentários:

  1. Nosso destino depende de sonhos,desejos e conquistas....
    Acredite sempre em vc,pois vc é muito capaz...Ame a quem te ame,viva cada momento como se vc o ultimo....
    Te admiro muito como pessoa e amo ser sua irmanzinha emprestada afinal parecemos tanto...kkkkk
    Vc é iluminada por Deus,vc transmite sabedoria,tranquilidade,paz,amor,aconchego...amo estar ao seu lado...
    Continue sempre assim a Rê qua amamos tantos...não deixe de brilhar...
    Bjo,
    Vanessa
    Obs:Não sei escrever bonito,mas o que escrevo é sincero e de coração

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, querida.
    Sabe escrever bonito sim. E eu que tenho sorte de ter vocês por perto pro que der e vier. Amo você muito! obrigada...

    ResponderExcluir
  3. ei re! que bom que sua viagem lhe proporcionou muitas coisas boas, e que bom ter podido, mesmo que infimo, ter feito parte disso

    ResponderExcluir
  4. Ei Roberrrrtinha. Você foi parte dessa viagem, querida. Obrigada pela acolhida e por ter te conhecido! beijo.

    ResponderExcluir

Seu comentário será lido com prazer. Muito obrigada!