Queria dizer que a sua vitória não trata apenas de uma possibilidade de nova política americana, nem do fato de ser o primeiro negro no comando da mais poderosa nação. A vitória de Obama significa uma nova dinâmica social. O fim de cotas para negros, porque é o fim das possibilidades intelectuais sobre a cor da pele.
Não é um presidente que se faz vítima social. É um lutador, que foi atrás dos estudos, que procurou ser melhor e contribuir com a sociedade em mais de dez países em que morou com sua mãe, uma antropóloga que o ensinou a respeitar diferenças e fazer diplomacia.
As responsabilidades e expectativas que Barack Obama carrega, não encontram paralelo na história recente. Foi uma vida inteira de convivência com os problemas sociais e questões multiétnicas.
Sei que há uma esperança com isso, ainda que estejamos calejados. Ele já indicou para o seu governo Steven Chu para secretário de Energia. Uma pessoa que ganhou o nobel de física em 1997 e que é chefe do laboratório considerado líder mundial de pesquisas de fontes limpas de energia. (esqueci o nome do laboratório)
Ótimo começo não só para os EUA, mas para o mundo.
Torço para o poder não lhe subir à cabeça e para que os ensinamentos de sua mãe façam predominar suas ações éticas. Ela queria adotar uma criança refugiada antes de morrer. Ele pode adotar nações inteiras, se quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será lido com prazer. Muito obrigada!